Superprodução: A jornada turca do elenco de Salve Jorge

Superprodução: A jornada turca do elenco de Salve Jorge

2 78
Superprodução: A jornada turca do elenco de Salve Jorge
Capadócia – Kaya Camping – Bianca ( Cléo Pires ) e Zyah ( Domingos Montagner )

Cenário de parte da trama de Salve Jorge, próxima novela das 9h, a Turquia é um lugar de encontro entre o Ocidente e o Oriente e guarda parte valiosa da história da humanidade. Um país onde a modernidade convive com a tradição. Repleta de mesquitas, bazares,  balões e paisagens deslumbrantes. Foi nessa atmosfera especial que a equipe de ‘Salve Jorge’, escrita por Glória Perez e com direção de núcleo de Marcos Schechtman, aterrissou na primeira semana de julho para dar início às gravações da próxima novela das nove.

A rústica região da Capadócia, berço do mito de São Jorge, foi a escolhida para começar a jornada turca. Famosa por seu céu repleto de balões coloridos e por suas formações geológicas únicas, que lembram o território lunar,  a Capadócia tem como significado “terra dos belos cavalos”. E foi em cima deles que Rodrigo Lombardi (Theo) e Domingos Montagner (Zyah)  gravaram. Foram usados mais de 350 cavalos locais nas cenas com os atores. Seus personagens têm profunda ligação com o animal. Theo é um oficial da cavalaria do Exército Brasileiro e  Zyah foi criado no interior da Capadócia, sendo uma espécie de encantador desses animais. Os tradicionais Vale do Amor, Vale da Rosa e Vale Devrent (da imaginação) foram algumas das locações escolhidas. O elenco também voou de balão para as cenas que retratarão o típico passeio local. Essas cenas contaram também com a “participação especial” dos mais de 70 balões cheios de turistas que diariamente povoam os ares da região nessa época do ano.

Superprodução: A jornada turca do elenco de Salve Jorge
Morena ( Nanda Costa )

Depois da Capadócia, chegou a vez da cosmopolita Istambul.  Como pano de fundo das cenas, alguns dos cartões postais mais famosos como a Basílica de Santa Sofia, a Mesquita Azul e o Palácio Topkapi. A Basílica de Santa Sofia foi construída pelo Império Bizantino para ser a catedral de Constantinopla . Em 1453, após a conquista dos otomanos, foi convertida em mesquita e assim permaneceu até 1935 quando foi transformada em um museu. A Mesquita Azul ganhou esse nome por conta dos azulejos que adornam suas paredes interiores e é considerada a última grande mesquita do período clássico. O Palácio Topkapi era residência oficial dos sultões otomanos. Uma suntuosa construção com centenas de salas que guardam relíquias dos tempos do império.   “Começamos a gravar bem cedinho todos os dias para aproveitarmos a melhor luz. Fomos muito bem recebidos pelo povo turco. É um país de contrastes maravilhosos”, conta o diretor de núcleo Marcos Schechtman, que trará cerca de 600 cenas gravadas na viagem, que durou 40 dias em três localidades diferentes.

Superprodução: A jornada turca do elenco de Salve Jorge
Bianca ( Cléo Pires )

As equipes de figurino e produção de arte trabalharam incansavelmente para retratar a cultura turca. A produção de arte comprou no país louças de chá e café, narguilés, instrumentos musicais, tecidos locais, tapetes e teares. As peças foram usadas nas gravações por lá e serão usadas em estúdio e cidades cenográficas. Eles também levaram do Brasil inúmeros itens cenográficos para as cenas de turismo de Zyah, Bianca (Cleo Pires) e Stênio (Alexandre Nero) como malas, maquinas fotográficas, guias de turismo e crachás de guia turístico. Já a equipe de figurino incluiu peças turcas como a salwar, calça larga, que marca o estilo de Tia Sarila (Bety Gofman), uma mulher do interior da Capadócia. A joalheria tribal turca esteve presente nos looks de Bianca. Oyas (rendas turcas), Ikats (peças de tecelagem artesanal com tingimento especial nos fios) e suzanis (peças bordadas em seda) foram comprados durante a viagem e vão compor o guarda roupa dos personagens do núcleo turco.

Mais de 50 pessoas, entre elas figurinistas, diretores, produtores e atores, embarcaram para a Turquia.  Nanda Costa (Morena), Rodrigo Lombardi, Cleo Pires, Domingos Montagner, Tiago Abravanel (Demir), Alexandre Nero e Betty Gofman foram os primeiros a gravar nos país. Cláudia Raia (Livia), Antônio Calloni (Mustafá), Mariana Rios (Drika) e Ivan Mendes (Pepeu) se juntaram ao grupo em Istambul.  Éfeso, cidade turca situada na costa ocidental da Ásia Menor, é a última parada da viagem que termina no início de agosto.

Salve Jorge contará a saga de uma moça guerreira  em busca de seus sonhos. Morena (Nanda Costa), uma moça simples do Complexo do Alemão, interrompeu seus planos de conquistar sucesso em uma carreira artística por conta de uma gravidez precoce, consequência de uma decepção amorosa. Alguns anos depois, ela vê a sua sorte virar ao receber uma proposta para trabalhar na Europa. Porém a decisão de ir para o outro lado do mundo atrás de uma vida melhor para sua família a obrigará a se afastar de Theo (Rodrigo Lombardi). Ele é a pessoa certa, na hora errada. Devoto fiel de São Jorge, cavaleiro do Exército, forte, justo e companheiro. Morena mal consegue acreditar que encontrou alguém como Theo depois de tanta desilusão. Mas ele vai ter que esperar. Ela não pode deixar a chance de dar uma guinada na sua vida, na vida de seu filho e de sua mãe. Assim que possível, voltará para seus braços. É isso que Morena deseja, mas mal sabe ela os perigos que se escondem por trás dessa grande oportunidade que lhe foi oferecida por Livia (Claudia Raia). Como ela haveria de desconfiar? Livia é uma mulher sofisticada, acima de qualquer suspeita, mas debaixo dessa aparência inofensiva se encontra uma perigosa peça  da rede internacional de tráfico de pessoas.

Superprodução: A jornada turca do elenco de Salve Jorge
Drica ( Mariana Rios ) e Pepeu ( Ivan Mendes )

Deixe um Comentário