Morre aos 83 anos o escritor mexicano Carlos Fuentes

Morre aos 83 anos o escritor mexicano Carlos Fuentes

0 54
Morre aos 83 anos o escritor mexicano Carlos Fuentes
Carlos Fuentes

Agência Brasil – Brasília – Um dos mais importantes nomes da literatura da América Latina, o escritor mexicano Carlos Fuentes morreu aos 83 anos, no Hospital Ángeles de Pedregal, na Cidade do México, onde estava internado. A morte de Fuentes foi confirmada por Consuelo Sáizar, titular do Conselho Nacional para a Cultura e as Artes do México. Segundo parentes, o escritor sofria de problemas cardíacos.

Filho de diplomatas mexicanos, Carlos Fuentes nasceu na Cidade do Panamá, em 1928, chegou a morar no Rio de Janeiro, mas vivia no México desde a adolescência. Escreveu mais de 20 romances, entre eles A Morte de Artemio Cruz e Gringo Velho, com edições traduzidas para o português. Recebeu vários prêmios em sua longa carreira. Entre os mais significativos estão o Miguel de Cervantes (1987) e o Príncipe de Astúrias (1994).

Além das obras de ficção, também ficou conhecido pelos ensaios sobre política e cultura. Fuentes fez parte de um movimento literário formado no século passado por autores que criticavam as estruturas políticas arcaicas da América Latina.

*Com informações das agências Telam ( Argentina) e BBC Brasil

Deixe um Comentário